Time Line - Processo Federal Skilled Worker

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Sistema educacional no Canadá

"O sistema de educação canadense é formado por escolas com financiamento público e por escolas privadas, desde o jardim da infância até a universidade. A educação é de responsabilidade da província, conforme a constituição do Canadá, o que significa que existem diferenças significativas entre os sistemas educacionais de diferentes províncias. Contudo, os padrões são uniformemente elevados em todo o país.
Geralmente, as crianças canadenses freqüentam o jardim de infância por um ou dois anos, na idade de quatro ou cinco anos, em caráter optativo.
Nesta fase ficam mais ou menos 2 horas e meia na escola. Todas as crianças iniciam o Primeiro Grau com cerca de seis anos de idade, sendo o perído de 6 horas/dia. Normalmente, o ano letivo começa no mês de setembro e vai até o mês de junho seguinte, mas em alguns casos, é possível o ingresso em janeiro. As Escolas Secundárias vão até a 11ª 12ª ou 13ª Série, dependendo da província. Ao completar o ensino médio, os estudantes poderão freqüentar a universidade, os colleges (faculdades técnicas) ou os estudos no Cégep. Cégep é um acrônimo francês para Ensino de Educação Geral e Vocacional, e é um programa com dois anos de educação geral ou três anos de educação técnica entre o ensino médio e a universidade. A província de Quebec possui o sistema Cégep. "
Fonte: CEC - Centro de educação canadense

No blog da família 4M tem muita informação legal, que carinhosamente a Mirela nos forneceu http://www.familia3m.blogspot.com/. O interessante é a experiência dela como imigrante !!!

Podemos também contar com o child care caso venhamos a trabalhar o dia todo que pode ser subsidiado pelo governo pois o preço é bem salgado de CAD$800,00 a CAD$1200,00 ( base de pesquisa foram os blogs dos nossos amigos lá ), mas já li sobre situações em que a pessoa consegue a vaga no child mas o subsidio ainda não foi aprovado então se vc não tiver condições de pagar até chegar a grana do governo perde a disputada vaga...Portanto amigos, um pé de meia enquanto esperamos é fundamental !!!!

http://www.daycarebear.ca/

-Kindergarten, idade 4-6 anos: 2 horas e meia (opcional) -Primary School, idade 6-12 anos: 6 horas de estudos , Séries 1-6 ( em algumas províncias os alunos freqüentam as primary schools até os 13 ou 14 anos -Secondary school 'junior' idade 13-15 anos Séries 7-9 -Secondary school 'senior' idade 16-18 anos Séries 10-12 (opcional) -Higher Education a partir de 18 anos technical/career college (escola técnica/profissionalizante), community college, university college (faculdade),university (universidade)
As technical/career college são de propriedade privada e dirigida por particulares e têm como meta preparar os alunos para o mercado de trabalho após um curto período de instrução.

Um comentário:

Patricia disse...

Olá
Li um pouquinho do seu blog e adorei a parte que fala sobre a chuva!! hehehe
Depois de quase 3 anos por aqui o que eu posso dizer é q se não fosse a chuva de raincouver, essa cidade teria mais pessoas q new york :) Pq se não fosse as gotinhas seria perfeito! heheh.. mas acho q o povo reclama demais.. com um casaco de chuva vc vai a qq lugar.. eu nunca comprei guarda-chuva!
Mas só queria comentar que o termometro do teu blog diz que está nublado por aqui mas hj foi um dia lindo de sol.. 6C pela manhã, chegou aos 15C meio dia, e uns 8C agora a noite..
Amo Vancouver e não troco por nada!!
Beijos